Análise econômica da produção de pós-larvas do camarão de água doce Macrobrachium rosenbergii

RESUMO: O objetivo deste é avaliar a viabilidade econômica da implantação de um laboratório de larvicultura de camarão de água doce da espécie Macrobrachium rosengerbii.
O processo de larvicultura escolhido para a avaliação é o método ROJAS & LOBÃO (20) que consiste num sistema fechado de circulação de água.
Calacularam-se o custo de produção de pós-larvas, baseado na Teoria de Investimento em Bens de Produção, além de diversos indicadores econômicos para a determinação da viabilidade do projeto.
Utilizou-se o método de Monte Carlo para a inclusão do fator de risco na análise, através das variáveis aleatórias: preço da pós-larvas, produção e despesa em geral.
Consideram-se dois cenários de acordo com a produção mensal de pós-larvas: o primeiro durante o ano todo e o segundo no período primavera-verão, onde se dá a maior demanda de pós-larvas nas Regiões Sul e Sudeste do País.
Nos dois cenários o projeto é viável economicamente. O custo de produção é inferior ao preço de mercado e os indicadores econômicos apontam a viabilidade do projeto em condições determinista e de risco.

Palavras-chave: Camarão de água doce; análise econômica; pós-larvas de camarão; aquicultura.

Data de Publicação: 30/01/1990

Autor(es): Ana Maria Pereira Amaral (apmaral@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Evaristo Marzabal Neves Consulte outros textos deste autor