Artigos
A evolução recente do comércio de produtos da floricultura no Brasil
RESUMO: O trabalho apresenta um panorama recente do comércio brasileiro de produtos da floricultura. As estatísticas referentes ao comércio interno e externo, no período 1983 3 1990, foram coletadas e passaram por tratamento estatístico e gráfico convencionais, de modo a facilitar a visualização do comportamento do setor. Com relação ao comércio interno, além dos aspectos qualitativos, os dados referentes ao comércio atacadista da cidade de São Paulo, principal centro consumidor do País, evidenciaram crescimento nas quantidades comercializadas na maioria dos produtos e comportameto sazonal da oferta. Quanto ao comércio externo, além do crescimento expressivo do valor das exportações brasileiras no período (122%), os dados sobre as participações relativas dos diversos produtos da floricultura nas exportações do setor mostraram a elevada participação de rosas e flores secas (19,1%), de folhagens ornamentais (10,2%), de bulbos de gladíolo (8,9%), de mudas de orquídeas (2,9%) e de outras mudas (33,8%).
Data de Publicação: 30/11/1991
Autor(es): Elcio Umberto Gatti Consulte outros textos deste autor