Artigos
SAZONALIDADE E MARGENS DE COMERCIALIZAÇÃO DA BANANA EM SÃO PAULO
Realizou-se o ajustamento sazonal de séries de preços da banana
recebidos pelo produtor no Estado de São Paulo, no atacado e varejo na cidade de
São Paulo, no período 1985-93, empregando-se o método X-11. Os índices sazonais
obtidos para o atacado foram comparados com resultados de estudos referentes a
1968-74 e 1980-84. Também, foi analisada a influência do componente sazonalidade
e tendência dos preços sobre as margens de comercialização. Constatou-se mudança
no padrão sazonal dos preços da banana no atacado, ocorrida entre os três
períodos estudados. O pico de preços, que ocorre no segundo semestre do ano,
afastou-se dos meses mais quentes, aproximando-se do fim do inverno. Essa
tendência foi confirmada pela evolução dos índices sazonais no período 1985-93.
Finalmente, a tendência recente de queda geral nos preços da banana somada à
mudança no seu padrão sazonal e elevação das margens de comercialização
(particularmente em novembro, dezembro, janeiro e fevereiro) provocou redução na
parcela do produtor no preço final pago pelo consumidor. Palavras-chaves: banana, ajustamento sazonal, procedimento X-11, margens de
comercialização.
Data de Publicação: 01/09/1994
Autor(es): Luis Henrique Perez Consulte outros textos deste autor