SAZONALIDADE E MARGENS DE COMERCIALIZAÇÃO DA BANANA EM SÃO PAULO

Realizou-se o ajustamento sazonal de séries de preços da banana recebidos pelo produtor no Estado de São Paulo, no atacado e varejo na cidade de São Paulo, no período 1985-93, empregando-se o método X-11. Os índices sazonais obtidos para o atacado foram comparados com resultados de estudos referentes a 1968-74 e 1980-84. Também, foi analisada a influência do componente sazonalidade e tendência dos preços sobre as margens de comercialização. Constatou-se mudança no padrão sazonal dos preços da banana no atacado, ocorrida entre os três períodos estudados. O pico de preços, que ocorre no segundo semestre do ano, afastou-se dos meses mais quentes, aproximando-se do fim do inverno. Essa tendência foi confirmada pela evolução dos índices sazonais no período 1985-93. Finalmente, a tendência recente de queda geral nos preços da banana somada à mudança no seu padrão sazonal e elevação das margens de comercialização (particularmente em novembro, dezembro, janeiro e fevereiro) provocou redução na parcela do produtor no preço final pago pelo consumidor.

Palavras-chaves: banana, ajustamento sazonal, procedimento X-11, margens de comercialização.

Data de Publicação: 01/09/1994

Autor(es): Luis Henrique Perez Consulte outros textos deste autor