Artigos
MERCADO INTERNACIONAL E PRODUÇÃO DE BANANA: A ESTRUTURA PRODUTIVA E COMERCIAL DO COMPLEXO BANANEIRO MUNDIAL
O presente trabalho analisa a presença dos países
latino-americanos na produção e no comércio mundial de banana, levantando
aspectos diferenciadores das estruturas produtivas e comerciais. A produção e a
comercialização de bananas centro-americana e caribenha, ao lado da equatoriana
e colombiana, são dominadas por grandes empresas multinacionais estadunidenses e
européias, sendo a banana um dos principais produtos da pauta de exportação
nesses países, com elevada participação do volume físico exportado na produção
nacional. No caso brasileiro, embora se qualifique como um dos principais
produtores mundiais, não se constituiu a mesma organização produtiva e
comercial, resultando daí uma presença exportadora extremamente reduzida. A
organização da produção em bases empresariais modernas em toda a cadeia
produção-distribuição e a melhoria da qualidade do produto constituem-se em
fundamentos de uma política nacional, buscando colocar o Brasil num lugar
compatível, em termos de mercado mundial, com sua posição de grande
produtor. Palavras-chave: mercado mundial,
multinacional, complexo bananeiro, política internacional, comércio
internacional.
Data de Publicação: 01/12/1994
Autor(es):
José Sidnei Gonçalves (sydy@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Luis Henrique Perez Consulte outros textos deste autor
Sueli Alves Moreira Souza Consulte outros textos deste autor