Artigos
Preços agrícolas sobem 0,23% na terceira quadrissemana de abril
Os preços agrícolas subiram 0,23% na terceira quadrissemana de abril, com queda de 0,60 ponto percentual em relação à quadrissemana anterior. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) manteve, assim, a tendência de leve alta. A tabela abaixo mostra a evolução dos preços agrícolas desde a primeira quadrissemana de março. No gráfico seguinte, é possível visualizar o comportamento do IPR desde janeiro de 2003.
Quadrissemana 1ª quadrissemana / março 2ª quadrissemana / março 3ª quadrissemana / março 4ª quadrissemana / mês de março 1ª quadrissemana / abril 2ª quadrissemana / abril 3ª quadrissemana / abril

Na terceira quadrissemana de abril, os preços agrícolas apresentaram as seguintes variações, por produto:
| Produto | Variação quadrissemanal(%) |
| Algodão | 1,71 |
| Amendoim | 0,00 |
| Arroz | -1,47 |
| Banana | 15,79 |
| Batata | 23,08 |
| Café | 0,09 |
| Cana-de-açúcar | 1,59 |
| Cebola | 20,00 |
| Feijão | -1,64 |
| Laranja | -5,26 |
| Milho | -4,22 |
| Soja | -2,00 |
| Tomate | 1,85 |
| Trigo | 0,00 |
| Aves | 2,74 |
| Boi gordo | 0,26 |
| Leite | 6,82 |
| Ovos | -0,90 |
| Suínos | -10,79 |
Fonte: NBM/IEA
O comportamento dos preços agrícolas, por grupo de produtos na terceira quadrissemana de abril, foi o seguinte:
| Grupo | Variação % |
| Grãos + café | -2,06 |
| Frutas | -4,10 |
| Olerícolas | 13,22 |
| Produtos de Origem Vegetal | -0,10 |
| Produtos de Origem Animal | 0,92 |
| Total do IPR | 0,23 |
Fonte: NBM/IEA
Dos 19 produtos analisados, dez apresentaram crescimento nos preços (algodão, banana, batata, café, cana-de-açúcar, cebola, tomate, aves, boi gordo e leite), enquanto sete tiveram reduções (arroz, feijão, laranja, milho, soja, ovos e suíno). Os preços do amendoim e do trigo mantiveram-se estáveis. O destaque de alta foi o preço da batata (+23,08), enquanto a maior queda foi verificada no preço dos suínos (-10,79%).
Entre os produtos de origem vegetal, a redução nos preços dos subgrupos de grãos e frutas, apesar do aumento nas olerícolas, fez com que o preço do grupo tivesse baixa de 0,10%. Já no segmento animal, o crescimento nos preços de aves, boi gordo e leite, a despeito da retração nas cotações de ovos e suínos, contribuiu para elevar o preço do grupo em 0,92%. O resultado foi o crescimento de 0,23% no índice geral (IPR). Esta é a menor variação do IPR nos últimos três meses.
Os preços do feijão, no nível do produtor, continuam elevados, mesmo com o início da colheita da segunda safra, em virtude dos baixos estoques devido à quebra da safra das águas do ano agrícola de 2002/03. O comportamento dos preços recebidos pelos produtores pode ser observado no gráfico seguinte:

Data de Publicação: 23/04/2003
Autor(es):
Nelson Batista Martin (nbmartin@uol.com.br) Consulte outros textos deste autor
Consulte outros textos deste autor

