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Floricultura Brasileira: novos arranjos no comércio exterior
                                 No cenário internacional, a exportação da floricultura brasileira está longe de alcançar 1% do valor total movimentado dos cerca de oito bilhões de dólares. É um mercado dominado por pequeno número de países compradores - todos no Hemisfério Norte - e um grande número de países exportadores de ambos os hemisférios. Mesmo assim, a floricultura brasileira conseguiu expandir recentemente nesse mercado saltando do patamar de US$10 milhões atingidos até 2001, para US$35 milhões em 2007 em valores exportados. As perguntas que pairam na mente dos observadores e agentes do mercado são: o setor brasileiro conseguirá sustentar este ritmo de crescimento? De onde virão as novas oportunidades?              Os movimentos mais recentes indicam que o valor das exportações brasileiras de produtos da floricultura registrou queda de 5,5% no primeiro trimestre de 2008, comparado ao mesmo período de 2007, passando de US$8,1 milhões para US$7,6 milhões, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento (SECEX/MDIC)1. Por outro lado, as importações apresentaram crescimento de 52,9%, passando de US$2,6 milhões para US$4,1 milhões. Como resultado, o saldo da balança comercial apresentou queda expressiva de 34,0%, com superávit de apenas US$3,6 milhões nos primeiros três meses do ano contra US$5,4 milhões em 2007 no período em questão.              Por grupo2 de produtos, o valor das exportações apresentou a seguinte composição: mudas (74,0%), flores (14,3%), folhagens (6,7%) e bulbos (5,0%). O grupo de folhagens foi o que apresentou maior variação porcentual no valor exportado (+15,0%), em relação ao mesmo período de 2007, seguido pelo de mudas (+12,7%). Já os grupos de bulbos e de flores apresentaram desempenho desfavorável no período bem significativo: -62,1%, no primeiro caso e -32,4%, no segundo (Figura 1).              As exportações da floricultura brasileira, no período, foram destinadas a 31 países, sendo 68,2% do valor exportado provenientes de dois parceiros comerciais de destaque: a Holanda, com US$2,9 milhões, respondeu por 37,6% da fatia total, mas apresentou menor desempenho em relação ao período anterior (-14,4%); e os Estados Unidos, com US$2,3 milhões (30,6% da fatia), apresentaram melhor desempenho (+7,8%). Outros países de destino que se destacaram em termos de valor foram: Itália (11,5%), Alemanha (4,6%), Portugal (3,7%), Japão (3,7%) e Canadá (2,1%). Paraguai, México, Irlanda e Rússia, parceiros em 2007, não apresentaram registros de exportação entre janeiro e março de 2008 (Tabela 1). 
Figura 1 - Balança Comercial Brasileira dos Produtos da Floricultura, por Grupo, Primeiro Trimestre de 2007 e de 2008

Fonte: Instituto de Economia Agrícola com base em SECEX (2008).
Tabela 1 - Exportação dos Produtos da Floricultura Brasileira, por País de Destino, Primeiro Trimestre de 2007 e de 2008 (continua)
| País |        |            |            | |||||
|        US$       FOB  |            Ranking  |            Part.       %  |            US$       FOB  |            Ranking  |            Part.       %  |            Part. acum.       (%)  | ||
| Holanda |        3.351.319   |            1   |            41,5   |            2.867.156   |            1   |            37,6   |            37,6   |            -14,4  | 
| Estados Unidos |        2.168.770   |            2   |            26,8   |            2.337.965   |            2   |            30,6   |            68,2   |            7,8  | 
| Itália |        1.029.632   |            3   |            12,7   |            881.519   |            3   |            11,5   |            79,7   |            -14,4  | 
| Alemanha |        191.666   |            6   |            2,4   |            349.274   |            4   |            4,6   |            84,3   |            82,2  | 
| Portugal |        346.163   |            4   |            4,3   |            285.839   |            5   |            3,7   |            88,1   |            -17,4  | 
| Japão |        281.542   |            5   |            3,5   |            281.671   |            6   |            3,7   |            91,7   |            0,0  | 
| Canadá |        92.737   |            10   |            1,1   |            162.108   |            7   |            2,1   |            93,9   |            74,8  | 
| Bélgica |        111.328   |            7   |            1,4   |            125.835   |            8   |            1,6   |            95,5   |            13,0  | 
| Espanha |        92.786   |            9   |            1,1   |            56.930   |            9   |            0,7   |            96,3   |            -38,6  | 
| Chile |        46.266   |            12   |            0,6   |            47.750   |            10   |            0,6   |            96,9   |            3,2  | 
| Hungria |        -  |            -  |            -  |            32.760   |            11   |            0,4   |            97,3   |            -  | 
| Uruguai |        26.996   |            16   |            0,3   |            28.207   |            12   |            0,4   |            97,7   |            4,5  | 
Tabela 1 - Exportação dos Produtos da Floricultura Brasileira, por País de Destino, Primeiro Trimestre de 2007 e de 2008 (conclusão)
| País |        |            |            Var. %       2008/07   | |||||
|        US$       FOB  |            Ranking  |            Part.       %  |            US$       FOB  |            Ranking  |            Part.       %  |            Part. acum.       (%)  | ||
| República Tcheca |        9.948   |            21   |            0,1   |            22.509   |            13   |            0,3   |            98,0   |            126,3  | 
| Dinamarca |        4.355   |            22   |            0,1   |            21.847   |            14   |            0,3   |            98,3  |            401,7  | 
| Reino Unido |        27.366   |            15   |            0,3   |            21.231   |            15   |            0,3   |            98,5   |            -22,4  | 
| Argentina |        20.620   |            18   |            0,3   |            20.841   |            16   |            0,3   |            98,8   |            1,1  | 
| França |        31.800   |            14   |            0,4   |            20.080   |            17   |            0,3   |            99,1   |            -36,9  | 
| Polônia |        -  |            -  |            -  |            14.803   |            18   |            0,2   |            99,3   |            -  | 
| China |        -  |            -  |            -  |            13.372   |            19   |            0,2   |            99,4   |            -  | 
| Angola |        22.709   |            17   |            0,3   |            10.386   |            20   |            0,1   |            99,6   |            -54,3  | 
| Indonésia |        -  |            -  |            -  |            7.500   |            21   |            0,1   |            99,7   |            -  | 
| Bolívia |        -  |            -  |            -  |            5.268   |            22   |            0,1   |            99,8   |            -  | 
| Ucrânia |        -  |            -  |            -  |            4.847   |            23   |            0,1   |            99,8   |            -  | 
| Gana |        -  |            -  |            -  |            4.367   |            24   |            0,1   |            99,9   |            -  | 
| Suíça |        56.481   |            11   |            0,7   |            3.341   |            25   |            0,0   |            99,9   |            -94,1  | 
| Peru |        2.539   |            23   |            0,0   |            2.113   |            26   |            0,0   |            99,9   |            -16,8  | 
| Taiwan |        -  |            -  |            -  |            1.500   |            27   |            0,0   |            100,0   |            -  | 
| Emirados Árabes |        -  |            -  |            -  |            1.471   |            28   |            0,0   |            100,0   |            -  | 
| Cabo Verde |        -  |            -  |            -  |            667   |            29   |            0,0   |            100,0   |            -  | 
| Hong Kong |        -  |            -  |            -  |            453   |            30   |            0,0   |            100,0   |            -  | 
| Israel |        -  |            -  |            -  |            313   |            31   |            0,0   |            100,0   |            -  | 
| Paraguai |        99.204   |            8   |            1,2   |            -  |            -  |            -  |            -  |            -100,0  | 
| México |        35.638   |            13   |            0,4   |            -  |            -  |            -  |            -  |            -100,0  | 
| Irlanda |        15.000   |            19   |            0,2   |            -  |            -  |            -  |            -  |            -100,0  | 
| Rússia |        13.731   |            20   |            0,2   |            -  |            -  |            -  |            -  |            -100,0  | 
| Total |        8.078.596   |            -   |            100,0   |            7.633.923   |            -   |            100,0   |             -  |            -5,50  | 
Em janeiro de 2008, a queda no valor da exportação em relação ao mesmo mês de 2007 foi da ordem de 6,9%. Por outro lado, em março deste ano a perda foi maior (-13,0%), com ligeira elevação em fevereiro (+3,1%) (Figura 2).
A queda no saldo comercial de 34,0% no período em questão, de um lado, é preocupante ao setor, por outro, o efeito pode ser compensado caso se confirme no futuro a forte tendência já observada desde 2006, no deslocamento dos meses de pico no valor das exportações brasileiras para os meses de junho, julho e agosto.
Nesta análise, confirmou-se que o ponto forte da floricultura brasileira no mercado internacional continua sendo a exportação de mudas de ornamentais, ou seja, fornecimento de material de propagação de qualidade, para os países como Holanda e Estados Unidos, encurtando o ciclo de produção de flores in loco. Destacou-se o papel dos Estados Unidos como comprador nos três primeiros meses do ano.
Figura 2 - Exportação Mensal dos Produtos da Floricultura Brasileira, 2003 a 2008.

Fonte: Instituto de Economia Agrícola com base em SECEX (2008).
Embora em pequena magnitude, a entrada de novos países, como importadores do produto no período analisado, deve ser considerado pelos agentes do mercado: Polônia, China, Indonésia, Bolívia, Ucrânia, Gana, Taiwan, Emirados Árabes, Cabo Verde, Hong Kong e Israel. Num mercado tão competitivo como este, o acompanhamento desses pequenos movimentos pode fazer grande diferença para o melhor desempenho, ao menos no futuro, para as empresas antenadas nos novos arranjos do mercado. O Estado do Ceará, por exemplo, famoso inicialmente pela exportação de rosas do Ceará, aumentou drasticamente a exportação de abacaxi ornamental - um produto não-tradicional - e de Sanseveria popularmente conhecida com espada-de-são-jorge 3.
____________________ 
1Considerou-se, nesta análise, o grupo de produtos especificados na Nomenclatura Comum do MERCOSUL, NCM 06 do MDIC/SECEX - MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR/ SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR. Exportação, importação e o saldo da balança comercial brasileira de plantas vivas e produtos da floricultura. Disponível em: <http://aliceweb.mdic.gov.br/consulta_nova/resultadoConsulta. asp>. Acesso em: 16 abr. 2008. 
2O Capítulo 06 da Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM) é composto por quatro agrupamentos de produtos: de Bulbos (bulbos, tubérculos, rizomas, etc.), de Mudas (mudas de plantas ornamentais, de orquídeas, etc.), de Flores (flores cortadas para buquês, frescas ou secas) e Folhagens (folhas, folhagens e musgos para floricultura). No grupo de mudas, estão incluídos os de não-ornamentais como café, cana e videira, em valores ínfimos.
3MATHIAS, M. C. Brazilian state Ceará expands production. FlowerTECH, v.11, n.1, p.20-21, 2008.
Palavras-chave: produtos da floricultura, flores, exportação, comércio exterior.
Data de Publicação: 13/05/2008
                Autor(es): 
                Ikuyo Kiyuna Consulte outros textos deste autor
José Alberto Angelo (jose.angelo@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Paulo José Coelho (pjcoelho@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor              

                    
                        