1.o Congresso Brasileiro de Horticultura Orgânica, Natural, Ecológica e Biodinâmica, Piracicaba-SP, 26 a 29 de Setembro de 2001 - A Agricultura Orgânica E O Comércio Justo E Solidário

            O movimento social pela agricultura orgânica está atualmente enfrentando um grande desafio para manter sua identidade ideológica, frente ao grande interesse do mercado por produtos com esta qualidade. Ao introduzir-se nos supermercados, as relações contratuais de compra e venda estabelecidas, passam a influenciar todas as relações contratuais do encadeamento, particularmente as a montante. A lógica do lucro e do comércio desigual instala-se dentro do setor produtivo orgânico criando conflitos de interesse econômico onde antes existia remuneração justa para todos.
            Diante desta situação, duas estratégias mostram-se fundamentais na busca da reconstrução do equilíbrio inicial: a incorporação à certificação orgânica do sistema desenvolvido para certificação do mercado justo, baseado nos padrões da Fairtrade Labelling Organizations International-FLO; ou a recriação de formas diretas de comercialização, sejam elas individuais ou organizadas de forma coletiva.

Data de Publicação: 09/10/2001

Autor(es): Yara Maria Chagas de Carvalho Consulte outros textos deste autor