Empresas Atacadistas de Produtos Agrícolas em São Paulo: Estudo do Relacionamento entre Serviços e Desempenho

Abstract

The opening of the Brazilian market and economy stabilization brought big changes in the food distribution in Brazil. One of the sectors affected was the wholesaling of agriculture products in São Paulo. The objective in this study was to verify if the offering of services were related to a better performance of the firms in this sector. The services considered pertinent to this sector were surveyed and descriptive statistics and Spearman correlation analysis were performed, using the SAS 8.02 software from SAS Institute. The firms surveyed were on the cadastre used to research the daily prices of agriculture products in the wholesaling market in São Paulo, by IEA- Institute of Agricultural Economics of the Agricultural and Supplying Secretary of São Paulo State Government. The study of the relationship between services and satisfaction with financial performance showed that the variables offering several brands of a product, sales promotion, time of payment, price allowance, use of advertising, sales through internet and grains improvement (this variable, negatively) were correlated to cash flow, return on shareholder’s capital and gross profit margin.

Resumo

A abertura do mercado brasileiro e a estabilização da economia trouxeram grandes transformações na distribuição de alimentos no Brasil. Um dos setores que foi afetado pela mudança foi o de atacado de produtos agrícolas em São Paulo. Neste estudo o objetivo foi verificar se o oferecimento de serviços estariam relacionados a um melhor desempenho das empresas do setor estudado. Foram levantados os serviços considerados pertinentes para este setor da economia e foi utilizado a metodologia da estatística descritiva e correlação de Spearman, usando o software SAS 8.02, do SAS Institute. Foram pesquisadas as empresas constantes do cadastro usado no levantamento diário de preços de produtos agrícolas no mercado atacadista da cidade de São Paulo, executado pelo IEA - Instituto de Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo. O estudo do relacionamento entre serviços e satisfação com desempenho financeiro mostrou que as variáveis oferecimento de diversas marcas de um produto, promoção de vendas, prazo de pagamento, descontos sobre preço, uso de propaganda, vendas pela internet, e beneficiamento de grãos (este, negativamente) estão correlacionadas com a satisfação com fluxo de caixa, retorno sobre o capital dos acionistas e margem bruta de lucros.

Data de Publicação: 01/10/2003

Autor(es): Heitor Takashi Kato Consulte outros textos deste autor
Marina Brasil Rocha (mabrasil@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Carlos Roberto Ferreira Bueno Consulte outros textos deste autor
Vagner Azarias Martins (vagnermartins@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Odilon Mário Barletta Nunes Consulte outros textos deste autor