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Truta de Campos do Jordão, Valorização do Produto Local através da Indicação Geográfica do Turismo e da Gastronomia
                       RESUMO: O objetivo deste estudo foi levantar informações e 
dados sobre a truta de Campos do Jordão para caracterizá-la como produto local 
valorizado pelo turismo e pela gastronomia. A metodologia de pesquisa 
caracteriza-se como exploratória, analisam-se variáveis quantitativas e 
qualitativas. Considerou-se como principais atores, os truticultores, a Estação 
Experimental de Salmonicultura de Campos do Jordão, a Associação Brasileira de 
Truticultores (ABRAT), os restaurantes e hotéis locais, e os consumidores. 
Levantamento preliminar de textos documentais em revistas locais e científicas 
indicam a tradição do cultivo, notoriedade e reputação da truta de Campos do 
Jordão. Entrevistas com consumidores, turistas, proprietários de pousadas e 
restaurantes demonstram que existe a associação da truta com o nome geográfico e 
a gastronomia, o que torna este produto local potencialmente indicado para uma 
indicação geográfica.   Palavras-chave: trutas, turismo, gastronomia, indicação 
geográfica.    
Data de Publicação: 30/03/2011
                Autor(es): 
                Geni Satiko Sato (sato@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Yara Aiko Tabata Consulte outros textos deste autor
Neuza Sumiko Takahashi Consulte outros textos deste autor              

                    
                        