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Truta de Campos do Jordão, Valorização do Produto Local através da Indicação Geográfica do Turismo e da Gastronomia
RESUMO: O objetivo deste estudo foi levantar informações e
dados sobre a truta de Campos do Jordão para caracterizá-la como produto local
valorizado pelo turismo e pela gastronomia. A metodologia de pesquisa
caracteriza-se como exploratória, analisam-se variáveis quantitativas e
qualitativas. Considerou-se como principais atores, os truticultores, a Estação
Experimental de Salmonicultura de Campos do Jordão, a Associação Brasileira de
Truticultores (ABRAT), os restaurantes e hotéis locais, e os consumidores.
Levantamento preliminar de textos documentais em revistas locais e científicas
indicam a tradição do cultivo, notoriedade e reputação da truta de Campos do
Jordão. Entrevistas com consumidores, turistas, proprietários de pousadas e
restaurantes demonstram que existe a associação da truta com o nome geográfico e
a gastronomia, o que torna este produto local potencialmente indicado para uma
indicação geográfica. Palavras-chave: trutas, turismo, gastronomia, indicação
geográfica.
Data de Publicação: 30/03/2011
Autor(es):
Geni Satiko Sato (sato@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
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