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Algumas Considerações sobre a Fragilidade das Concepções de Qualidade no Mercado de Queijos no Brasil
                    
 RESUMO: Dentre os lácteos, o queijo é um produto que, pela sua diferenciação e 
singularidade, mais se insere em um mercado de 
qualidade. Uma das características mais importantes deste mercado é a necessidade dos processos de coordenação entre os 
agentes econômicos proverem uma aproximação entre as condições em que se realiza a produção, dentro de uma 
determinada escala que mantenha uma raridade e 
preço, e as expectativas dos consumidores. Este artigo tem como objetivo 
analisar algumas características do mercado de 
queijos no Brasil que indicam a dificuldade de incorporação deconcepções de qualidade já consagradas mundialmente e que 
têm como  rigem a tradição das particularidades do produto. A hipótese que o orienta é que esta dificuldade se explica 
pela concentração da produção pela indústria, 
importação de queijos especiais e os incipientes processos de valorização dos 
queijos tipicamente nacionais e artesanais. As 
informações de base para a análise foram obtidas por meio de revisão bibliográfica e sua inserção da problemática em alguns 
pressupostos da sociologia econômica acerca dos 
mercados de qualidade.
Data de Publicação: 25/06/2009
                Autor(es): 
                Marie Anne Najm Chalita (mariechalita@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Rosana de Oliveira Pithan e Silva (rosana.pithan@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Regina Helena Varella Petti Consulte outros textos deste autor
Cesar Roberto Leite da Silva (crlsilva@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor              

                    
                        