DIAGNÓSTICO TECNOLÓGICO DE AGRICULTORES FAMILIARES DE VARGEM GRANDE PAULISTA E REGIÃO:marketing, administração e produção

RESUMO: Resultado relevante desse estudo, a elevada margem bruta encontrada para a alface e petúnias, além de outros produtos, mostrou-se grande o suficiente para apontar algumas estratégias de ação para os agricultores. Salienta-se aquela que aproxima o agricultor de seu mercado consumidor com a finalidade de aumentar a apropriação de renda e acompanhar mais amiúde as variações de preço e quantidade, que cada vez se dão de forma mais rápida no mercado. As informações mostraram, com base técnica e cientifica, que a maior parte do valor adicionado no complexo rural é realizada depois da porteira, daí a necessidade de se apropriar do conhecimento das variáveis e do comportamento delas a partir dessa etapa para a consecução do Plano de Administração e Marketing. Eleita a cidade de São Paulo como mercado a ser abordado, o empreendedor pode atuar nela ou em parte dela e encontrar os seus nichos de mercado. Há possibilidade de selecionar diversos nichos de mercado em função do perfil do produtor e dos produtos oferecidos, regiões ou setores censitários com melhor potencial de demanda, considerando os hábitos de consumo, definidos principalmente em função da renda como foi feito para a alface. O desenvolvimento de um Plano de Administração de Marketing, com vistas à apropriação de uma fatia maior do valor do produto, requer a informatização da gestão financeira. A produção necessita de mudanças e um monitoramento mais acurado para satisfazer as exigências do mercado, atualmente liderado pelas grandes redes varejistas. O crescente nível de regulação governamental, em busca da rastreabilidade, reforça a necessidade de monitoramento, tanto para garantir maior segurança alimentar bem como melhor qualidade sanitária.

Palavras-chave: diagnóstico tecnológico, agricultura familiar, plano de administração e marketing, competitividade.

Data de Publicação: 30/04/2009

Autor(es): Roberto de Assumpçao (rassumpçao@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
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